terça-feira, 2 de junho de 2015

Bom praticante x Mau praticante

Texto de Don Marco Alighieri


Costumo aplicar sempre 4 filtros, que geralmente qualificam para mim alguém como "bom BDSMer" ou não.


1 - Ter autocontrole

Tecnicamente um pré-requisito para haver respeito pelo consentimento e opiniões do parceiro. 
Pessoas sem autocontrole são perigosas em todos os sentidos.
Geralmente o autocontrole só emana à partir do autoconhecimento, e nisso entram diferentes tendências que precisam ser auto-analisadas antes de mais nada.


2 - Ter zelo pelo parceiro

Um BDSMer pode ter N tipos de relacionamento, mas mesmo que sejam superficiais é necessário que haja cuidado com o parceiro. É a responsabilidade, que existe na preocupação de não causar danos reais à integridade do outro.
O bom senso em não praticar algo que não seja seguro ou cujas consequências e técnicas desconheça.
Também o senso crítico que o permite não ser influenciado por modismos perigosos.


3 - Ter motivação coerente

Há BDSMers que fazem algo porque gostam da sensação de determinado ato, porque se excitam sexualmente com o ato, porque misturam o ato com sexo ou até mesmo porque o ato é algo que não os incomoda mas que fazem para agradar seu parceiro havendo aí algum tipo de troca válida inclusive por alguma outra coisa que os agrade. 
Qualquer motivo fora destes, incluindo "a coisa ser uma forte compulsão" ou "terem uma obssessão pelo tema", coloca o praticante em uma zona perigosa, aonde a coisa deixa de ser um "kink" e passa a ser uma "mania".


4 - Ter interação fluída

Basicamente a questão de o praticante ter abertura para opiniões do parceiro, ser capaz de ouví-lo, respeitar pedidos de parada da sessão, etc... 
E, claro, a capacidade de ele interagir com outros praticantes para tirar suas dúvidas antes de mais nada.
Quem não o faz geralmente tem problemas que geralmente causam dificuldade de aprimorar suas técnicas e de ajustar-se aos diferentes parceiros.


(Se a pessoa não passar pelos 4 filtros, cuidado, você pode estar diante de um mau praticante e até de alguém altamente mal intencionado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário