sábado, 26 de dezembro de 2015

BDSM - Filosofia de vida ou estilo de vida?

Texto de Don Marco Alighieri
Revisão: Lili Leverdi

"Era uma vez uma FILOSOFIA DE VIDA...
Que avistou um transeunte. Ele olhou para ela. Sorriram.

Paqueraram por um tempo.

E daí, a filosofia de vida foi ao seu rosto, atravessou sua fronte, entrou em seu cérebro - passando então a interceptar muito do que ele via, ouvia, lia e até mesmo sentia em sua vida cotidiana - emitindo então suas opiniões sobre diversas coisas ao seu redor. Dia após dia. Pelo resto de sua vida."

Parece insólito? Estranho até.

Mas é o exato modus operandi de todas as filosofias de vida. Incluindo aquelas que são dogmas religiosos ou pensamentos políticos.

- TODAS darão suas opiniões sobre diversas coisas. Lhe dirão o que é certo ou errado em vários aspectos e o modo como deve encarar as coisas.
Opinam em seu comportamento em relação ao mundo ao seu redor. (A sua vida!)

Exemplos? Vamos lá:

"Animais são nossos semelhantes e não devem ser mortos." - Budismo
"Ninguém deveria mandar em ninguém. O governo é podre." - Anarquismo
"O sistema e a monotonia devem ser combatidos." - Cultura Punk
"Nada tem grande sentido. Não espere finalidades." - Niilismo
"Importe-se acima de tudo com a função. O uso prático." - Pragmatismo
Etc.

Em resumo, 

Se altera sua visão do mundo ao seu redor como um todo, sendo aplicável em várias situações independentes entre si, trata-se de uma filosofia de vida!

Para fazer um contraste:

O futebol rende muito papo para rodas de bar sobre jogos e times. Tem até quem só pensa em futebol!
E, claro, o futebol tem suas "opiniões" também:
"Jogadores só usam os pés. O goleiro pode usar as mãos." - Futebol
Além disso? Futebol rende ótimas analogias. Citações.
"Cicrano é um craque!" "Beltrano é bola murcha!"
Só que futebol não altera em NADA sua visão da vida fora do que diz respeito à ele. Não cria qualquer tipo de dogma, código de moral ou conduta que possa ser aplicado na vida.

Mais dois exemplos de coisas que NÃO são filosofias de vida?

- BDSM e GOR.

Essas duas coisas podem ser - no máximo - ESTILOS de vida.
E isso significa apenas que "você os pratica de forma majoritária".
Ou seja, que estão presentes entre suas práticas, costumes, leituras, hábitos, etc... de várias formas. Até mesmo emprego. - Mas como o futebol (que também pode se tornar um estilo de vida), só se aplicam a si mesmos.

"Ah, mas eu sou Goreano e GOR, afirmo, é uma filosofia de vida!"
R: Joga seu PC e seu celular fora então, porque em GOR o uso de tecnologias como essas é PROIBIDO pelos Priest Kings. E não esqueça de vestir sempre roupas com as cores de sua casta. Todo dia. Sem falar na importância em se ter uma pedra do lar. Beleza?

"Ah, mas BDSM é a filosofia de vida que eu sigo 24/7."
R: Legal! Show de bola! Você costuma assinar seus documentos como "Fulano posse de Cicrano" ou "Lorde Beltrano"? Seus parentes e colegas de trabalho foram convidados para sua cerimônia de rosas? Você se considera submisso do seu patrão? Ou dono do seu secretário?

Amigos? Entendam de uma vez por todas.

BDSM e GOR tem seus costumes. Suas regras. Seus detalhes. São imersivos a beça. Inserem elementos novos na sua relação afetiva e/ou sexual. Tem subculturas extremamente ricas e diversificadas, com amplas comunidades de praticantes! E neles, muita do que é tabu na sociedade se torna a norma.

São KINKS.

Mas...

Nada do que existe neles vai interferir na sua visão do mundo de fora.
Simplesmente porque NÃO SÃO FILOSOFIAS DE VIDA!



2 comentários:

  1. Não concordo.. primeiro que Gor é uma história de literatura, onde dentro dela esta embutida uma filosofia..segundo essa coisa de castas, cores e bla bola bla fazem parte da ficção e para os desavisados, nem na ficção é em todo "Gor".. Gor nos livros é dividido por culturas, assim como a terra..Agora o que significa filosofia? melhor olhar.. há algumas definições, mas uma que trago "conjunto de concepções filosóficas comuns a determinado grupo, época, região etc."........ não é vc brincar de um papel de mestre, kajira, Home Stone, cores e castas.. é vc absorver as concepções filosóficas e coloca-las na sua vida.. Gor não é só sobre Homem/mulher, é sobre valores, honra, natureza, respeito etc.. Misturar o significado de filosofia com um jogo, ou com um uso literal é no mínimo "não inteligente" é uma falta de uma pesquisa maior antes de falar do assunto.. sem google, pela fonte mesmo, o livro, o autor, as inspirações filosóficas do autor, etc..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ter o direito de discordar do texto, você não apresentou argumentos que corroborem seu ponto de vista. Dentro do conceito de filosofia de vida(que foi o foco do texto), GOR não pode se encaixar, já que, não altera o modo como sua vida se dá. Não altera sua visão de mundo cotidiano. É um kink, sendo aceito e válido dentro de suas respectivas subculturas e comunidades.

      Excluir