quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Bases SSC x RACK - Qual a diferença?

Texto de Bia Baccellet

Antes de qualquer coisa, preciso fazer uma breve explicação sobre o que vem a ser as "bases" do BDSM.

Sabe o significado de "base"? Aquele que diz que "Base é a parte inferior de alguma coisa, considerada como seu suporte" ou "Alicerce" ou ainda "Base - parte ou aspecto essencial de alguma coisa; princípio; origem".

Consultando dicionários mil pela internet afora conseguimos vários significados pra palavra base, todos com a conotação de "princípio", "origem" ou "fundamento".

É exatamente esse significado que as "Bases" do BDSM possuem. Elas são o fundamento, o suporte, o princípio, a origem de uma relação BDSM qualquer que seja, fixa ou não. É o princípio que "guia" a condução de uma relação.

Então a primeira coisa que se deve fazer ao decidir praticar BDSM com alguém é definir a "base" sobre qual essa relação vai se dar. Já que, qualquer coisa que seja, começa pelo começo, pela "base".

Existe uma quantidade razoável de bases, capazes de deixar uma pessoa doida de tanto pensar em como escolher. Mas fundamentalmente o BDSM tem duas bases mais usadas, e é nelas que vamos colocar nossa atenção. Talvez em um outro texto possamos abordar as outras bases, mas acredito que esse será suficiente pra ajudar na sua escolha.

A primeira "base" criada no BDSM foi o SSC. E é ainda hoje a mais usada. Em inglês é Safe, Sane and Consensual e em nossa língua é São, Seguro e Consensual.
Na verdade o SSC foi criado bem antes de o BDSM ter essas quatro letrinhas, ainda se chamava SM, e era uma forma de conscientização entre os praticantes de sadomasoquismo de era necessário ter bom senso para praticar enquanto comunidade. Nosso objetivo não é focar no requisito histórico e sim na funcionalidade. Então prossigamos.

A segunda "base" criada foi o RACK. Criado para trazer um nível maior de conscientização quanto aos riscos, já que a interpretação literal de "seguro" estava sendo levada a extremos de ser "100% seguro". Em inglês é Risk-Aware Consensual Kink e em nossa língua Perversão Consensual Consciente do Risco.
A diferença básica entre o SSC e o RACK é o "Risk-Aware" onde fica explícito que deve haver consciência do risco ao submeter-se às práticas sadomasoquistas.

Até aqui todos vivos? Ou já deu nó na cachola?

Vamos desfazer esse nó então.

Quando uma pessoa diz que pratica com base no SSC, ela quer dizer que:
  • Procura minimizar os riscos ao máximo, diminuindo ou eliminando se possível qualquer possibilidade de algo dar errado. Isso não exclui o fato de que algo pode dar errado, apenas garante que a pessoa fará de tudo pra que esse risco seja o menor possível.(Seguro)
  • Usa o bom senso na escolha dos materiais e dos "brinquedos" que vai usar, respeitando limites previamente acordados.(Seguro)
  • Está consciente e de plenas faculdades mentais, livre do efeito de drogas, entorpecentes legais ou ilegais, tendo capacidade de consentir livremente e de "juízo perfeito".(São-Consensual)
  • Está consciente de que mesmo que seja minimizado o risco, ele existe, mas aceita se submeter às práticas, sendo respeitados os limites previamente acordados.(Consensual)
  • O consentimento pode ser "retraído" a qualquer momento, bastando pra isso proferir uma "palavra de segurança", previamente acordada, sendo essa palavra um "stop" pra o que quer que esteja acontecendo, já que ela "retira" o consentimento naquele momento.(Consensual-Seguro).
Quando uma pessoa diz que pratica com base RACK, ela quer dizer que:
  • Procura não extrapolar os riscos, diminuindo a possibilidade de algo dar errado. Isso não exclui o fato de que algo pode dar errado, apenas garante que a pessoa terá atenção ao nível de risco acordado.(Risk-Aware) 
  • Usa o bom senso na escolha dos materiais e dos "brinquedos" que vai usar, respeitando limites previamente acordados.(Risk-Aware)
  • Está consciente e de plenas faculdades mentais, livre do efeito de drogas, entorpecentes legais ou ilegais, tendo capacidade de consentir livremente e de "juízo perfeito".(Consensual)
  • Está consciente de que mesmo que seja minimizado o risco, ele existe, mas aceita se submeter às práticas, sendo respeitados os limites previamente acordados.(Consensual)
  • O consentimento pode ser "retraído" a qualquer momento, bastando pra isso proferir uma "palavra de segurança", previamente acordada, sendo essa palavra um "stop" pra o que quer que esteja acontecendo, já que ela "retira" o consentimento naquele momento.(Consensual)
E agora a GRANDE DIFERENÇA:
  • Está consciente do nível de risco que cada atividade pode oferecer, tendo estudado previamente quais riscos são esses e administra esses riscos de forma satisfatória pra ambas as partes que "negociam". Ou seja, com a consciência do real risco das práticas que estão no acordo, pode-se negociar um limite de risco maior caso desejem.(Risk-Aware)
Então o SSC é café com leite e o RACK é coisa de gente grande né?

Claro que não. É possível perfeitamente executar práticas muito arriscadas na base SSC, se for respeitada a premissa de que foi feito todo melhor esforço pra reduzir e minimizar o risco que tal prática oferece. (Já que no restante é tudo praticamente igual)

Vou propor uma situação que pode parecer até cômica, mas que é muito recorrente no nosso meio, e que já gerou um bocado de polêmica comigo:

Situação: O Dominador quer ordenar que sua submissa fique por um dia inteiro sem calcinha.

Base SSC:
  • Levar em conta os locais que a submissa frequenta.
  • Levar em conta se ela tem transporte próprio ou usa transporte público
  • Levar em conta se trabalha e se usa banheiro coletivo no trabalho
  • Levar em conta se usa móveis compartilhados no trabalho ou se tem mobiliário exclusivo(cadeiras, bancos e etc)
  • Levar em conta se usa uniforme, vestido, saia...
  • Levar em conta se está menstruada ou se tem algum impeditivo de natureza pessoal
Após analisar isso tudo o Dominador verifica se vai expor a submissa a um risco desnecessário, correndo o risco de contrair doenças/irritações na região genital ou causar constrangimento desnecessário na rua e/ou trabalho, e vai avaliar se vale a pena o risco, e pode fazer "adaptações" de acordo com o que ele avaliar mais seguro naquela situação.

Base RACK:
  • Levar em conta os locais que a submissa frequenta.
  • Levar em conta se ela tem transporte próprio ou usa transporte público
  • Levar em conta se trabalha e se usa banheiro coletivo no trabalho
  • Levar em conta se usa móveis compartilhados no trabalho ou se tem mobiliário exclusivo(cadeiras, bancos e etc)
  • Levar em conta se usa uniforme, vestido, saia...
  • Levar em conta se está menstruada ou se tem algum impeditivo de natureza pessoal
  • Informar à submissa todos os riscos que envolve em "sair sem calcinha"(inclusive de contrair doenças/irritações por conta disso) e quais prejuízos ela pode ter, e se ela mesmo ciente dos riscos, concordar, então a ordem será dada.
Nesse caso, o risco será assumido por ambas as partes, mesmo que haja prejuízo visível, o nível desse risco a ser aceito(Risk-Aware) é decidido de comum acordo, podendo ser maior do que o tolerado no SSC, ou apenas "não minimizado".

Então, a escolha da base nada tem a ver com a prática que vai ser feita, como é comumente falado, que a prática "X" é RACK, ou a prática "Y" é SSC. Qualquer prática pode ser feita usando qualquer uma das bases, pois não é a base que define a prática, a base define o "suporte", o "fundamento", o "alicerce" da relação entre os envolvidos.

Por definição o RACK vai exigir muito mais conhecimento das práticas e atividades pelas pessoas, para que possam definir juntos que nível de risco é aceitável a ambos, ou se, o prazer vale a pena o risco(caso seja muito alto).

Se você é novo ou iniciante e negocia com alguém já experiente e que deseja usar a base RACK com você, é responsabilidade do praticante experiente fazer o ""risk-aware" contigo, explicando todos os riscos que envolve as práticas acordadas e colher seu parecer sobre o nível de risco que você deseja experimentar, a consciência do risco não obriga ninguém a aceitar um nível maior do que suporta/tolera.


Obs.: Lembrando que, SSC ou RACK você deve manter o bom senso sempre, pessoas são sujeitas a limites tanto físicos quanto psicológicos. Respeitar acordos é primordial em qualquer base, seja qual for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário