quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Rituais Individuais e Liturgia - Devo chamar de Senhor?


Texto de Bia Baccellet


Muitas pessoas(muitas mesmo) acreditam que a liturgia BDSM é padrão e que todos devem se comportar de forma igual, e que existem regras fixas de como interagir uns com os outros na comunidade. É quase via de regra alguém novo nesse mundo achar que todos aqueles que se denominam Top devem ser chamados de Senhor ou Senhora, como um "reconhecimento" de sua superioridade.

Existem vários motivos pelos quais usamos um tratamento mais formal dentro da comunidade BDSM, mas esses motivos nada tem a ver com reconhecer a superioridade de alguém somente pelo simples fato de ele se auto intitular Top.

Regrinhas básicas de etiqueta são sim diferentes quando estamos reunidos ou em encontros, munchs, sessões, plays, e elas geralmente são definidas pelas próprias pessoas envolvidas, como se vestir, como se portar, como se dirigir aos outros, como interagir. Leia mais sobre isso no blog do meu amigo Rasputin, que tem um artigo excelente sobre esse assunto.


Porque então devo lhe chamar de Senhor?


Reza a lenda que, segundo a liturgia do BDSM, todos os Tops devem ser chamados de Senhor ou Senhora, sem exceção, como reconhecimento de sua superioridade hierárquica diante da comunidade.

Eu então pergunto: Superioridade sobre quem?
-Sobre todos os outros, é claro. Todos aqueles que se intitulam Top, devem, sem exceção, ser chamados de Senhor ou de Senhora, dando clara distinção de que dentre todos, eles são superiores, detentores de poder, e isso seria um sinal de respeito - responderia você prontamente.

Novamente eu pergunto: Quem lhes deu poder? Porquê alguém lhes deveria algum respeito?
-E é aí que não há resposta.

Um dos aspectos da liturgia é estabelecer protocolos de como vamos tratar as pessoas dentro de determinadas situações, tendo em mente que o reconhecimento da autoridade de alguém é válido dentro do relacionamento, e isso não pode ser exigido de pessoas fora dele. Trocando em miúdos, ninguém tem obrigação de tratar um Top por Senhor ou Senhora pelo simples fato de ele ser Top, ou estar em uma posição Top, pois essa posição é válida para seu relacionamento, um Dominador é Top para a sua bottom submissa, pois ela concedeu a ele poder, e se for do agrado dele, ela o chamará de Senhor, se não for do agrado dele, será estabelecida uma forma de tratamento que ele julgar adequada ou melhor e isso passará a ser a liturgia do casal, mas não deve ser obrigatório para as pessoas fora da relação.


Como devo chamar um Top?


Isso vai depender do ambiente, e do nível de interação entre as pessoas.

Em ambiente informal(baixo protocolo) não há muita exigência em relação a formas de tratamento, ficando a cargo das pessoas reunidas o uso de liturgia para tratamento. Geralmente reuniões informais, munchs, não tem uma forma específica de tratamento diferenciado entre Tops e bottoms, salvo no caso da liturgia de cada relacionamento. Se uma Domme exige que seu submisso se dirija a todos os outros Tops como Senhor ou Senhora, ele irá fazê-lo, não porque todos tem que ser chamados assim, e sim porque é assim que funciona a liturgia do casal. Nesse caso, mesmo aqueles que não gostam de ser chamados dessa forma, respeitam e aceitam a forma de tratamento definida pelo casal.

Em ambientes mistos(médio protocolo) vai haver algum tipo de exigência, mas haverá um consenso entre as pessoas que estarão reunidas. Haverá algum tipo de formalidade, ainda que flexível, e nem sempre será acordado que Tops serão Senhores e Senhoras. Dependerá dos envolvidos e de acordos estabelecidos com antecedência. Haverá alguma liturgia, mesmo que não seja rígida.

Em ambientes formais(alto protocolo) haverá exigência de tratamento formal entre Tops e bottoms, com a exigência de tratamento por Senhor e Senhora, e isso será cobrado de todos as pessoas que estiverem no ambiente. Chamamos ambientes assim de local litúrgico, onde há bastante formalidade, até mesmo entre Tops. Nesse caso a liturgia do local é prioridade sobre a liturgia do casal, e mesmo que o Dominador não estabeleça na sua relação que a submissa o chame de Senhor, nesse ambiente ela terá que chamá-lo e a todos os outros Tops, não sendo esse tratamento uma forma de reconhecimento da superioridade ou respeito, e sim uma forma de diferenciar Tops de bottoms e definir como será a interação a partir daí.

Em alguns relacionamentos, há obrigatoriedade por parte do bottom de chamar por Senhor ou Senhora, aqueles Tops que possuem uma relação de amizade com o casal, e que dessa forma, recebem reconhecimento de forma honrosa, mas isso é parte da liturgia do casal, e envolve apenas aqueles Tops por quem há muito apreço e amizade, respeito e confiança.



Porquê alguns Tops exigem que qualquer bottom o(a) trate por Senhor(a)?


Particularmente esse tipo de comportamento vem de pessoas que precisam o tempo todo de reconhecimento pra se "sentir" Top. De alguma forma elas acham que são merecedoras de tratamento diferenciado, só pelo fato de serem Tops, e que todo bottom lhe deve "respeito". Nesse caso vou muito além e reforço que o respeito é via de mão dupla e deve ser de Top para bottom e vice versa, somos seres humanos e civilizados, respeito é premissa básica.

Outro motivo que vejo é bajulação - o Top gosta de ser bajulado e adorado - e chamá-lo de Senhor é uma forma de massagear seu ego. Mas pra ele não é suficiente ser bajulado por aqueles que são seus, ele deseja um séquito de seguidores(as) babando seu ovo, como demonstração de poder. Essa não só é uma posição ridícula diante da comunidade, como costuma ser alvo de chacotas e piadas por parte dos praticantes.



Então, concluindo:


1 - Você gosta de chamar os Tops de Senhor ou Senhora? É algo que você faz porque gosta, porque se identifica? Então faça!!! Nada mais gostoso do que a gente ter liberdade pra fazer aquilo que a gente gosta, sem ferir o direito da outra pessoa. Na pior das hipóteses, pergunte se o Top se incomoda de ser chamado de Senhor(a) e diga que você gosta de tratar dessa forma, e se por algum acaso o Top lhe disser que não gosta, trate-o por você. Como diz o ditado, o combinado não sai caro.

2 - Você não gosta de chamar Tops de Senhor ou Senhora? Então não faça!!! Nada no BDSM te obrigará a fazer o contrário, se você for respeitoso, cordial e gentil. Se há um evento em um lugar que exija alto protocolo, você terá apenas duas alternativas, não vá - e aí não terá que lidar com o fator liturgia obrigatória - ou vá e aceite as condições e regras de convivência do local, ir a um local litúrgico e querer impor sua não liturgia, será encarado como falta de educação e traquejo.

3 - Não espere que todos tratem seu Top como você o trata, sua liturgia não é obrigatória para todos. Se você chama seu Top de Mestre ou Senhor, isso é entre vocês, é algo do seu relacionamento.

4 - Não espere que todo bottom te trate como seu bottom te trata, 
sua liturgia não é obrigatória para todos. Se é chamado de Mestre ou Senhor, isso é entre vocês, é algo do seu relacionamento.

5 - A internet é ambiente informal, assim como redes sociais e afins. Nesse caso, é baixo protocolo, sempre sendo usada uma linguagem mais coloquial e tratamento mais leve e solto, onde o essencial é haver boa comunicação.

Um comentário:

  1. Procuro uma Baby Girl BDSM
    Marcos de BH
    Claro, 1,75 m, formação universitária, 54 anos
    e-mail: oliveiraalmeida66@yahoo.com

    ResponderExcluir