sexta-feira, 22 de julho de 2016

Por favor, não me chame de Senhor


Texto de: Vulpes Az


Sim sub litúrgica, isso mesmo que você leu. Saiba que muitas vezes esse chamativo não tem significado algum e soa FALSO. Não precisamos viver (apenas) de aparência... Muito se fala sobre a questão do respeito e como ele deve ser conquistado e não imposto, etc etc etc.... numa evidente linha tênue entre a autoridade e o autoritarismo (falo um pouco sobre isso nesse texto).

O chamativo “Senhor” é uma expressão dessa “autoridade” do Top em relação ao bottom. Quando é articulada, carrega um significado além e “confirma”, “atesta” que o bottom vê , na pessoa daquele Top, uma figura de respeito e/ou autoridade. E isso é muito bom! É uma conquista extremamente satisfatória e recompensadora.

Meu incômodo mesmo é uma pessoa que ainda não entende esses significados, essa “carga” que os signos tem nesse meio. Daí só por que viu outros bottoms replicando “senhor!” aos quatro ventos, copia o comportamento.

Retomando o significado ao tratamento e o que ele representa, não fica estranho uma frase como “e quem é o Senhor?”?

Essa frase, imagino, raramente é dita. Contudo em muitas conversas com pessoas que mandam convite de amizade fica essa sensação no ar. Além de ser uma falta de educação a pessoa te aborda, te convida, pede pra add mas não sabe nada sobre você. E a repetição de “Senhor”, alias... meramente Sr. (pq nem se dão ao trabalho de escrever apropriadamente) vazio, sem significado, simplesmente uma..... palavra... Fica muito feio.

Isso não mostra que você entende das coisas, somente evidencia que não!

Querendo ou não nesse meio muita coisa é “aparência” e não há nada de errado nisso, mas tem certas coisas que tem por que de ser. A conversa começa a tomar contornos de um certo “teatrinho”.

Essa questão é apenas um simples sintoma de uma problemática maior. É o se preocupar mais em PARECER que SER, é a pressa em ter resultados rápidos e principalmente o achar que “sabe o suficiente e está pronto”.

Não estou falando aqui nesse texto se o chamativo é errado ou não e sim o modo como ele é usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário